Tuesday, February 09, 2010

Burrocracia

Eu tenho que legalizar alguns documentos aqui de Luxemburgo na embaixada brasileira. Isso já me dá um grande desprazer porque tenho que me locomover até Bruxelas só pra isso. Para minimizar os erros eu li cuidadosamente o que devo fazer no site da embaixada.

Aparentemente eles não querem muito trabalho. Então eu tenho que levar o documento JÁ LEGALIZADO PELO MINISTÉRIO LUXEMBURGUÊS. E a embaixada demora 4 dias pra legalizar o documento já previamente legalizado. Sem comentários.

Mas eis que passei por uns momentos estupefata pelo quanto a burocracia pode ser idiota. O ministério de assuntos estrangeiros aqui só legaliza documentos com assinatura. Mas o documento que eu preciso não tem, pois não é da natureza dele ter.

O que fazer? O funcionário do guichê já me dá a dica: eu tenho que levar uma cópia autenticada do documento e legalizá-la, porque a cópia autenticada tem uma assinatura, tornando possível a legalização do documento.

Gastando os minutos mais inúteis da minha vida eu fui até outro guichê, tirei as cópias e voltei pra legalizá-las.

Só o Homer Simpson pode resumir o que eu pensei:


0 Comments:

Post a Comment

<< Home